27/12/06

2276-2283 2324-2325

Roma, 23 dez (RV) O Vicariato de Roma decidiu "suspender" a cerimónia religiosa fúnebre de Piergiorgio Welby, o doente terminal que morreu na última quarta-feira, quando um médico desligou o respirador artificial que há anos o mantinha vivo.

Ora, do pouco que sei, a doutrina católica diz que o suicídio é algo não aceitável aos olhos de deus e por isso o Vaticano não deixa fazer a cerimónia de enterro. Mas, se Piergiogio na sua vida tivesse maltratado, espancado, violado ou morto alguém, mas não tivesse cometido o suicídio de certo teria um funeral católico com padre e flores e tudo o resto.

7 comentários:

Vegana da Serra disse...

É por estas e por outras que as pessoas se estão a afastar da Igreja Católica. Grande parte das pessoas que continuam a ir às missas são velhotas, e desconfio que, quando essa geração morrer, as igrejas vão ficar vazias.

lipe disse...

A igreja e a sua infinita "sabedoria". A igreja , hoje e sempre, baseia-se na submissão de actos e ideias. Sinceramente, acredito num ser superior, mas não acredito numa instituição que teima em recusar o uso do preservativo (com toda a epidemia da SIDA em África) e continua a pedir a todos os países para ajudar à luta contra a fome quando são eles mesmos o Estado mais rico do mundo e, por todo o lado, ostentam a sua riqueza, bastando para isso vermos o exemplo de Fátima. Enfim...

Anónimo disse...

ora bem. mas depois viriam dizer que fizeram uma condenação moral... pfff.

de vez em quando lembra-me que "têm" que dar o exemplo! balha-nos...

Anónimo disse...

a igreja não obriga ninguém a aderir a ela...e o suicídio não é tão simples como isso...e as igrejas não têm só pessoas velhas, há não muito tempo cerca de dois milhões de jovens estiveram em Roma, com o Papa...isto deve querer dizer alguma coisa...ou então deviam ser melhor aproveitados estes dois milhões de submissos!

Anónimo disse...

Eu sou cristã. E à partida contra a eutanásia. Mas neste caso, concordo contigo.

AnaD disse...

Hipocrisias ... enfim ...

rukia disse...

cegueiras.. enfim
(hoje estou muito "sic")