26/01/06

comum


"A palavra comunismo apareceu pela primeira vez na imprensa em 1827, quando Robert Owen se referiu a socialistas e comunistas. Segundo ele, estes consideravam o capital comum mais benéfico do que o capital privado.

Comunismo é um sistema económico o qual nega a propriedade privada. Em um sistema comunista os meios de produção são socializados, ou ainda, a produção de uma sociedade é apropriada socialmente e não por alguns indivíduos.

Comunismo primitivo
Segundo Pierre Clastres, Karl Marx, Piotr Kropotkin e outros autores, as primeiras sociedades humanas eram comunistas. Territórios eram ocupados por tribos, mas dentro deles, os recursos naturais necessários para a sobrevivência do grupo eram propriedade comum, e apenas ferramentas e utensílios individuais eram possuídos pelos indivíduos."- (texto retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo)

Agora pensem bem, houve ou há algum país verdadeiramente comunista?
Houve e há ditaduras com a desculpa do comunismo...

3 comentários:

Anónimo disse...

grande manual.
tens toda a razão. o ideal comunista é infelizmente uma utopia na sociedade me q vivemos, e foi deturpado dando origem a ditaduras.
mas era muito bom se pudesse ser posto em pratica

Anónimo disse...

"Comunismo é um sistema económico o qual nega a propriedade privada."
infelizmente, e é pena, não é só o comunismo a defenir correctamente o que é 'propriedade privada'!

Rui Azul disse...

Ainda o que me irrita mais é o facto de a "Internacional" :-...bem unidos,.../..., uma terra sem amos, a internacional.., é uma canção composta para a 1ª internacional, libertária, anarquista: - sem fronteiras, nem chefes, nem deuses, nem... secretários-gerais. Passados uns anos, os stalinistas, maoistas, e mais recentemente, até os socialistas começaram a "usurpar" o tema, com um desplante e à-vontade de quem não pensou sequer no significado da letra. Que falta de criatividade, oportunismo reles e estupidez endémica! É triste...