23/01/06

Bocage na TV


Este fim de semana vi finalmente a nova serie de ficção portuguesa sobre Bocage.
Com alguma expectativa, já que um amigo meu (que ajudou no argumento de 2 episódios) falou tão bem no blog dele e na próprio canal que era a melhor coisinha que se tinha feito na Tv. nos últimos anos.
Muito bem, venho por este meio dizer que, continuamos a não ser 100% profissionais no mundo da televisão. Houve erros técnicos graves no episódio que vi.
Como é possível nos dias de hoje com os técnico e equipamento que temos ainda haver o erro típico da "girafa" (para quem não sabe é um microfone que está pendurado sobre a cabeça dos actores, preso por um tipo de vara que um técnico de som segura, apontado para quem estiver a falar) que aparece constantemente no plano da imagem, e quando digo constantemente, foi mesmo constantemente.
Ninguém viu aquilo peludo durante as filmagens nem na pós produção ou na edição?
outro problema em filmar em cenário reais, é o controlo do som. Quando se grava com um micro geral, apanhamos todo tipo de sons na sala, até mesmo o movimentos dos grandes vestidos que as actrizes usam. mas como as cenas são filmadas em "takes" diferentes os sons variam bastante de “take” para “take” nesta série, mesmo que se trate do mesmo minuto, na mesma sala, com os mesmos actores.
pessoal do som, tenham algum cuidado com a qualidade do trabalho, deve haver técnicas para isso não acontecer.
E matem a "girafa" das cenas.

8 comentários:

mariannegreen disse...

Acho muito bem que critique. Continue a criticar...eu tb gosto muito de criticar mesmo que não tenha plateia para me ouvir...é certo que com o passar dos anos já há pouca coisa que me chateie a sério...e ainda bem! É sinal que estou a envelhecer e a ficar selectiva...E em relação à teoria das cores que falou no outro blog, digo-lhe que tem a sua razão...mas aquela menina estava a precisar de umas palavras animadoras e não de uma explicação racional sobre a teoria cromática.
Marianne

fernando lucas disse...

marianne green fiquei eu ofendido por não me tratares por TU, isso do VOÇE faz-me velho.

mariannegreen disse...

Ó tu!!! Você sem cedilha se faz(es) favor!!!! Eh eh eh...

mariannegreen disse...

Ó tu!!! Você sem cedilha se faz(es) favor!!!! Eh eh eh...

rukia disse...

bem! posto isso, a girafa tem de ser morta.
Uma proposta à Alta autoridade para a Comunicação Social: a criação de uma comissão para avaliar os efeitos secundários da morte da girafa.
Tenho dito.

Poor disse...

não se chateiem!:) eu continuo a gostar do quadro pelas cores, e sei que o preto e o branco são cores!:)e eu gosto das vossas teorias e palavras animadoras!

fernando lucas disse...

não posso falar sempre mal de tudo...
não é por ser meu conhecido, mas os diálogos da série estão muito bons. sério.

izzolda disse...

"Practice makes perfect".

Ainda nos falta um bocadinho assim...