08/11/05

léxico de mouro-tripeiro


um pastel de nata = uma nata.
uma frigideira = uma sertã.
uma tampa de panela = um testo.
uma borbulha = uma espinha.
um cadeado = um aloquete.
uma corrente = um cadeado.
uma bola saltitona (saltar) = uma bola pinchona (pinchar).
fica ao pé de mim = fica à minha beira.
sopra-me na vista (soprar) = bufa-me na vista (bufar).
quero uma garrafa d'água s.f.f. = quero umas águas s.f.f.
engasgar = entalado.
pisar = calcar.
merendinha = lanche.
ficar tonto = ficar ourado.
pastel de bacalhau = bolinho de bacalhau.
cãibra, cambra = breca.
pá do lixo = apanhador.
macacos (nariz) = catotas... que em crioulo africano é vaginas.

P.S. estava a esquecer do mais importante...
Imperial = Fino

18 comentários:

Anónimo disse...

E são diferenças como estas e outras do mesmo género que fazem com que tenhamos uma lingua tão rica e diversificada

Poor disse...

os melhores são mesmo o 'à minha beira' e o 'bolinho de bacalhau'!:)

izzolda disse...

E afia/afiadeira = aguça!
É que uma vez estive não sei quanto tempo a tentar explicar o que era um(a) aguça :)

Paula disse...

LOL
Gostei especialmente do BUFAR.
Realmnete fala-se outra língua dentro do nosso país...

fernando lucas disse...

exacto o afia é o aguça.
thanks

Anónimo disse...

Faltou o cabide e a "cruzeta"..

adoro estas pequenas diferenças..

fernando lucas disse...

sim, mais outro! obrigado cansado

fernando lucas disse...

aqui no norte ninguem pede cimbalino, pedem um café.
isso já era.

Ana disse...

nódoa negra = pisadura

Anónimo disse...

os mouros dizem : chapeu de chuva
tenis
tripeiros(como eu): guarda chuva
sapatilha
mas a melhor pra mim e:
QUERO UMA SANDES ...... LOLOLOL

Gostei particularmente da musica valeu a passagem por aqui vou voltar de certeza.

;)

fernando lucas disse...

acho que também chamam chuço ao guarda chuva, certo?

Anónimo disse...

acho que sim. Nao tinha (nem tenho ) a certeza de como se escreve...

Xuinha Foguetão disse...

Ora bem...

Garoto - Pingo
Bica - Café
Refogado - Estrugido
Ténis - Sapatilhas


Por agora é tudo! :)

Beijocas.

Xuinha Foguetão disse...

Já agora...

À conta do bufar já passei grandes vergonhas!

Ehehehehehe!

Anónimo disse...

E pinchar? esqueceste-te? Não afinal está na bola...

Anónimo disse...

Catota cá mais para baixo também são as pontas que caem dos xarros e que queimam os tapetes e os carros e a roupa... Enfim... Umas secas essas catotas!

indigente andrajoso disse...

isto nao anda?

rukia disse...

eu gosto do 1,2,3 SÃO! SÃO! ou então do
"Entãoe o são? Num beio?"