25/07/05

primeira profissao


Venho por este meio anunciar que a profissão mais antiga de sempre não é aquela que todos nos pensamos,... não, não é !
A profissão mais antiga de sempre é a mesma que eu pratico, ( ou tento praticar ) a de criativo ( no meu caso, de publicidade ). Pois é, a que pensavam pode ser a segunda mas não a primeira.
Como é que tudo começou?
Não houve uma necessidade básica ou um “briefing” daqueles tipo: oh pá! Gostava de que tivessem uma ideia para uma quantidade de coisas, e tenho um “espaço” para usar e decorar que está vazio.
Não havia nada nem ninguém para pedir tal coisa, alias não havia mesmo nada!!! Estava tudo por criar.
Foi mais um capricho de um criativo, que tinha uma “ideia” ( ena! ) e que decidiu pô-la em pratica, a que na publicidade, chamamos de “anúncio fantasma” ou para os mais entendidos um “ghost”. Ora bolas! Se não havia a procura porque raio se cria oferta? Um pouco como a TVShop, para que é que quero uma autocolante em forma de borboleta a dar choques electricos para fazer espamos nas minhas banhas? É mesmo á publicitário, querer ser inovador e diferente. Mas esquecem-se que na altura qualquer coisa servia, bastava dar um espirro ( por exemplo ) e já era uma coisa nova e diferente, não era necessário um “criativo”.

2 comentários:

Xuinha Foguetão disse...

Felicidades para tua criação!
Beijos.

K disse...

bem...não concordo contigo....isso de ser criativo a primeira profissão...mesmo porque eu continuo a achar que a primeira profissao do mundo é a mesma de sempre...agora se além disso eram criativos, arquitectos,decoradores, publicitários e demais tipo de corja? talvez....

um abraço;)